REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS – “leia com atenção”

 

1. O prazo para submissão dos resumos de trabalhos científicos será até a meia-noite do dia 16 de Novembro de 2018.

2. O apresentador do trabalho deverá estar obrigatoriamente inscrito no Congresso. Somente serão aceitos os trabalhos enviados on-line pelo link.

3. Os tópicos de abrangência dos resumos são:

  • Cirurgia experimenta/Pesquisa básica
  • Hérnias da parede abdominal
  • Trauma Urgências abdominais não traumáticas
  • Oncologia
  • Cirurgia para obesidade e/ou diabetes
  • Esôfago
  • Estômago/duodeno/intestino delgado Coloproctologia
  • Nutrição e cirurgia
  • Fígado
  • Vias biliares de pâncreas
  • Cirurgia cabeça e pescoço
  • Cirurgia pediátrica
  • Cirurgia plástica
  • Cirurgia torácica
  • Cirurgia vascular
  • Urologia
  • Miscelânea

4. TODOS os trabalhos deverão ser enviados como resumos conforme as normas que serão aqui apresentadas mais adiante.

5. TODOS os trabalhos serão apresentados como e-posters.

6. O Comitê Científico do Congresso fará a análise do resumo e enviará até o dia 26 de Novembro de 2018 o resultado. O resultado desta análise poderá ser Recusado ou Aprovado conforme o resumo enviado:

Recusado: O resumo do trabalho não atendeu as normas ou padrões de qualidade deste congresso e o mesmo não pode ser submetido novamente. 

Aprovado para Exibição: o resumo do trabalho foi aprovado para exibição no Congresso na forma de pôster eletrônico (e-poster).

7. Assim, primeiramente os autores deverão enviar o resumo.

8.Caso o resumo seja aprovado pelo Comitê Científico, os autores deverão enviar o e-poster até a meia-noite do dia 30 de Novembro de 2018.

9.Os resumos aprovados que não tiverem seus e-posters enviados até 30 de Novembro de 2018 serão desconsiderados e NÃO receberão o cerificado de apresentação e aceitação; NÃO poderão ser apresentados durante o congresso e NÃO concorrerão ao “Prêmio Professor Doutor Helio Moreira”.

10.O resultado da aprovação do trabalho será enviado por e-mail ao autor até o 26 de Novembro de 2018.

11.Caso o resumo seja aceito, o autor terá o prazo até o dia 30 de Novembro de 2018, para ter sua inscrição no congresso devidamente paga e assim garantir a exibição do e-poster.

12.Os 5 (cinco) melhores trabalhos apresentados como e-posters serão apresentados no grande auditório, para toda a audiência do 26º Curso de Clínica e Cirurgia do Aparelho Digestivo no dia 07 de dezembro de 2018 e concorrerão ao “Prêmio Professor Doutor Helio Moreira” que será entregue aos dois melhores trabalho do Curso. O primeiro trabalho premiado ganhará uma inscrição para o curso teórico do IRCAD.

 

COMO DEVE SER A FORMATAÇÃO DO SEU RESUMO

Todos os resumos deverão ser enviados on-line utilizando esse link, que é autoexplicativo.

13.O limite de autores por trabalho é 8 (OITO). Não há limite de número de trabalhos a ser enviado pelo autor.

14.Idioma: Português Resumo: 2.500 caracteres, com espaços (sem incluir o título, autores e instituição), estruturado com:

Objetivo: informar o objetivo da pesquisa, ressaltando a sua motivação;

Método: descrever sucintamente o material avaliado e o método empregado em sua avaliação;

Resultados: descrever os achados relevantes com dados estatísticos e com a respectiva significância;

Conclusões: ressaltar as principais conclusões do estudo.

Bibliografia: dos últimos cinco anos.

15.Escreva o resumo em parágrafo único.

16.A avaliação da comissão julgadora dos melhores trabalhos levará em consideração os seguintes critérios, em ordem de valores:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

REGRAS PARA CONFECÇÃO DO E-POSTER – “leia com atenção”

1. O e-poster só deverá ser confeccionado e enviado se o resumo for previamente aprovado pelo Comitê Científico.

2. O pôster será em formato digital, e-poster.

3. NÃO há necessidade de pôster físico, impresso.

4. Os pôsteres serão apresentados em grandes monitores de computadores em local de grande trânsito da audiência do congresso.

5. O arquivo terá o tamanho A3, como orientação vertical e deverá ser enviado em formato pdf, de até 5Mb;

6. Dê preferência para o contraste entre a cor de fundo e o conteúdo do texto;

7. Não utilize o logo do Congresso no seu pôster, pois estará padronizado no cabeçalho;

8. Utilizar fonte Arial nos tamanhos de: 28 pontos negrito para o título, 20 pontos negrito para os dados dos autores, e 24 pontos, normal para texto;

9. Para começar a desenvolver o seu pôster, abra o PowerPoint e crie um documento novo; selecione a aba DESIGNER; abaixo da aba DESIGNER, selecione «CONFIGURAR PÁGINA»; altere os valores de altura e largura para as medidas: 73,1 cm (altura) e 57,15 cm (largura); Inicie o layout do seu projeto.

10. No pôster deverá constar:

1. O título do pôster, que deve, obrigatoriamente, ser idêntico ao título do artigo (resumo) submetido no site do evento;

2. Nomes dos autores (conforme submetido no site) negrito, centralizado, com entidade de filiação; abaixo do título;

3. Dados do trabalho científico (Introdução, Material & Métodos, Resultados & Discussão, e Conclusões): Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas; utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e gráficos possíveis.

4. NÃO coloque o resumo no pôster, ele será utilizado para avaliação do trabalho.

11.Recomenda-se que as ilustrações (fotos, esquemas, tabelas, equações, etc.) ocupem no máximo 40% da área total.

12.Prepare um pôster que mostre a ideia essencial de seu trabalho, de forma didática, visando a divulgação científica.

13.O arquivo deverá ser enviado, impreterivelmente, até a meia-noite do dia 30 de Novembro de 2018 através do link.

14.Haverá apresentação oral dos 5 melhores trabalhos, no grande auditório, onde e quando será escolhido, por uma banca de professores, o melhor trabalho que ganhará o prêmio “Professor Dr. Helio Moreira”. Os demais trabalhos serão expostos eletronicamente apenas na área destinada para visitação dos interessados.

ORIENTAÇÕES PARA OS RESUMOS

Quanto às autorias:

1. NÃO há limites para cada autor inscrever os trabalhos como primeiro autor, independente da categoria. Não há limitação para participação como co-autor. O número de autores não deverá ultrapassar 8 pessoas;

2. Autor(es): nome e sobrenome escrito por extenso em letras maiúsculas na caixa específica. (Ex: JOÃO DA SILVA);

3. Instituição(ões) de origem: por extenso em letras maiúsculas na caixa específica. (Ex: HOSPITAL UNIQUE, GOIÂNIA);

Quanto ao tipo de produção serão aceitos:

1. Pesquisas concluídas que não tenham sido publicadas;

2. Apresentação de resultados parciais de pesquisas em andamento;

3. Casos clínicos*;

*Consistem em relatos detalhados de um caso ou de um grupo de casos focalizando características pouco frequentes de uma doença já conhecida ou buscando descrever uma doença possivelmente desconhecida, visando chamar a atenção de outros pesquisadores que tenham efetuado observações semelhantes, criando condições para formulações de hipóteses.

Não serão aceitos: 

1. Trabalhos ainda em fase de projeto ou relato de caso sem evidência de contribuição à comunidade científica.

Certificados:

1. Cada trabalho terá direito a 1 (UM) certificado, constando o nome de todos os autores.

Envio de trabalhos:

1. Ao finalizar o preenchimento, verifique se todos os dados estão corretos uma vez que, depois de enviado o trabalho, o sistema não permite correções. A secretaria do 26º CURSO DE CLÍNICA E CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO está à disposição para esclarecimento de dúvidas ou dificuldades no preenchimento dos trabalhos, pelo email eventos.go5@wineventos.com.br

2. IMPORTANTE: DATA LIMITE PARA ENVIO DE RESUMOS: 16/11/2018

3. IMPORTANTE: DATA LIMITE PARA ENVIO DOS E-POSTERS: 30/11/2018

 Avisos:

1. Trabalhos aceitos em que, pelo menos, um autor não efetivou sua inscrição até o dia 30 de Novembro de 2018 serão descartados.

2. O cancelamento da inscrição já efetuado por parte do(s) autor(es) também resultará no descarte do trabalho.

3. Caso o trabalho seja aceito, não incluirá o recebimento do certificado de participação no curso. Os certificados dos cursos só serão emitidos após inscrição regular e frequência de pelo menos 70% da carga horária.

 

PRINCIPAIS DÚVIDAS

Quando posso submeter meu trabalho?

Até 16 de novembro de 2018

 

Onde eu submeto meu resumo?

Os resumos somente poderão ser submetidos por meio desse link.

 

O autor deverá obrigatoriamente estar inscrito no congresso?

Sim, para apresentação do trabalho, um dos autores deverá estar inscrito no Congresso.

 

Eu tenho que pagar minha inscrição no momento da submissão do trabalho?

É obrigatória a inscrição de um dos autores no congresso, entretanto o pagamento não precisa ser realizado nesta etapa. Você pode posteriormente voltar a seu cadastro e gerar novo boleto (que terá o valor da tabela de inscrição vigente no ato do pagamento).

 

Posso rever meu resumo? SIM.

 

Quantos resumos posso submeter?

Não há limite de trabalhos a serem enviados.

 

Quantos autores podem ter o meu trabalho? Não deve ultrapassar de (8) oito o número de autores por trabalho.

 

Posso escolher a forma de apresentação do meu trabalho?

 

Não, porque os trabalhos só serão apresentados na forma de e-poster. Os 5 (cinco) melhores trabalhos serão escolhidos por uma banca de professores para serem apresentados no grande plenário e os dois melhores trabalhos receberão o“Prêmio Professor Dr. Helio Moreira”. Os autores serão notificados a tempo de preparar a apresentação.

 

Posso submeter Relato de Casos?

Sim, entretanto, os Relatos de caso só serão aceitos como Pôster. Para inscrição de Relatos de Caso, o item Resumo deve conter: Introdução, Relato do Caso e Conclusão.

 

Devo mandar o e-poster juntamente com o resumo?

NÃO. Os e-posters somente deverão ser enviados após a aprovação do resumo previamente enviado.

 

Qual a data limite para envio dos e-posters?

A data limite é 30 de novembro de 2018.

 

Como devo enviar o e-poster?

Os e-posters deverão ser enviados em PDF no seguinte link.

 

Quando saberei se meu resumo foi aceito?

Após a análise do Comitê Científico, o autor encarregado pela correspondência receberá email, informando a aceitação e forma de apresentação do trabalho. As notificações sobre os resumos serão também publicadas no site do congresso.

 

Quem devo contactar se eu tiver dúvidas ou precisar de assistência durante o processo de envio do trabalho?

Secretaria Executiva: eventos.go5@wneventos.com.br

Telefone: (62) 3241-3939.

Trabalhos Científicos

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